O processo eleitoral é uma prática de países democráticos, onde o povo “escolhe” os políticos que irão nos governar pelos próximos anos. Esse sistema de votação é complexo e não é de grande entendimento para grande parte da população, iremos mostrar a seguir, como funciona e qual são suas fases.
O que é o Processo Eleitoral?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representa a instância mais elevada desse sistema judicial, também encarregado de monitorar as campanhas eleitorais vinculadas às candidaturas a cargos federais.
O processo eleitoral no Brasil é regido pelo Código Eleitoral e administrado pela Justiça Eleitoral. A estrutura inclui tribunais encarregados de supervisionar o cumprimento das leis eleitorais.
Fases do Processo Eleitoral
Tudo se inicia com o registro de candidatos, depois os eleitores se cadastram, acontece a logística eleitoral e preparação das eleições, a população vota, então acontece a Prestação de contas, a totalização dos resultados das eleições, e a divulgação dos resultados das eleições, depois da divulgação dos resultados existe o processo de diplomação dos candidatos eleitos.
Conclusão
O processo eleitoral é bem complicado e por esse motivo grande parte da população não consegue entender o conceito. É um processo que demora dias ou meses para que se tenha a conclusão.